Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

30.7.07

Verdes: planta e sentimento

Há não muito tempo eu postei uma história - poderíamos até dizer uma confissão - contando minhas aventuras com uma planta que uma colega me pediu para tomar conta na sua ausência. A todos que expressaram preocupação, é meu prazer informar que a plantinha vai bem, obrigada. Aliás, super bem: ao chegar ao trabalho hoje, para minha grande surpresa, eu descobri que a plantinha tinha produzido dúzias de folhinhas no final de semana! Eu nunca tinha visto mais de três ou quatro de uma vez.
Vamos aos fatos:

Fato número 1: Eu rego "minha" plantinha toda segunda-feira, esvaziando metade de uma garrafa plástica de 250ml. Até segunda-feira passada, o conteúdo da garrafa consistia puramente em 100% água da torneira.

Fato número 2: Quando a planta estava à beira da morte, alguns amigos me recomendaram experimentar colocar um pouco de fertilizante. Mas como eu não sabia onde comprar tal produto, e no que eu pensava, a planta parou de morrer, tal compra meio que perdeu a urgência.

Fato número 3: Até que na sexta sem ser essa passada a outra, uma floricultura apareceu no meu caminho. Resolvi perguntar se tinha alguma coisa genérica e, o mais importante, fácil de usar (a idéia de manusear adubo não me apetecia muito). Depois de me perguntar um tanto de pergunta sobre a plantinha (as perguntas mais difíceis!) , o cara me apresentou um vidrinho, cujo rótulo dizia:

"Liquid Plant Food"
7 gotas por litro de água
Toda vez que você regar, tudo vai crescer!
Agora com aplicador prático!

Justamente o que preciso, pensei comigo. E apesar de todo meu ceticismo urbano, pela reles quantia de $6,99 eu comprei 118ml deste fantástico elixir (com conta-gotas e tudo!) e fui para casa.

Fato número 4: 7 dividido por 2 é igual a 3,5. A capacidade da minha garrafinha plástica, como disse, é de 250ml, ou seja, um quarto de litro. Portanto tenho que dividir 3,5 por 2 de novo para saber quantas gotas do produto devo colocar na garrafinha. Meus talentos aritméticos prontamente me deram a resposta: 1,75 gota (ou gotas) por litro.

Apesar de meus talentos lingüistícos hesitarem se o número 1,75 requer singular ou plural, minha contabilidade filosófica não titubeou em concluir que isso equivalia aproximadamente a uma gotona mais uma gotinha menor. Utilizando meu prático aplicador, lá foi pingão, seguido de pinguinho. Depois foi só tampar (detalhe importante), agitar bem, e pronto.

Fato número 5: Daí há exatamente uma semana, eu molhei meticulosamente a terra da plantinha, despejando metade da poção obtida através do processo descrito no No. 4 acima (a outra metade eu deixei para usar hoje).

Fato número 6: O resto da história o leitor atento já sabe: eu chego no escritório hoje e a plantinha está cheia de folhinhas-nenéns. Isso sem nenhum manuseio de adubo! Meu ceticismo urbano foi arrancado pela raiz.

Conclusão: Agora eu entendo porque que jardineiros e fazendeiros se orgulham tanto de suas produções: o cuidado que elas requerem acabam deixando a gente super coruja. Aliás, quer ver que gracinha os meus nenéns? Olha só:


Foto 1: A poção. Parece que estou fazendo comercial do produto, não?
Note bem o raminho lampeiro posando para a foto com suas três folhinhas recém-nascidas.

Foto 2: Zoom no raminho lampeiro. Está vendo as três folhinhas que lindas?



Foto 3: Close numa das folhinhas. Um charme, não?

(Nota: nenhuma folhina foi mal-tratada ou sufocada na produção desta foto.)


Foto 4: E todo ramo tem suas folhinhas caçulas! Ester está toda orgulhosa!


2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi, Ester,

Desenvolver novas habilidades é sempre bom. Percebi como te marcou a quase morte da plantinha de outrora. Beijo, Fan.

julho 31, 2007 10:31 AM  
Blogger Makotton said...

Ester, minha cara, aqui é o Makoto.
Fiquei interessado pela área de Filosofia da Educação, e o Luís me disse que vc trabalha nisso. Vc poderia me dar uma luz?

agosto 02, 2007 9:30 AM  

Postar um comentário

<< Home