Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

6.7.07

Contabilidade Filosófica

Ester numa entrevista de emprego...

"Devido a cortes no orçamento, minha graduação juntou dois cursos. Felizmente, parece existir uma demanda crescente no campo da contabilidade filosófica."

Tem anos que eu recortei essa tirinha e carrego ela comigo. Ela já me serviu em várias aulas de Filosofia da Educação. Já passou um tempão alfinetada no meu quadro de cortiça. Agora ela esta grudada com durex na porta do meu escritório, pelo simples fato de eu achar que ela descreve precisamente e concisamente minhas qualificações para meu trabalho atual.

Como eu disse no post "Primeiro de Maio", meu trabalho de verão é muito simples: oferecer quartos na universidade para viajantes que vêm a Toronto no verão. Alguns dos nossos hóspedes são estudantes, outros não. Alguns só passam a noite, outros ficam uma ou duas semanas, outros um ou dois meses, outros o verão inteiro. Alguns vêm do outro lado do mundo, outros do outro lado da cidade.

É uma mistura muito interessante, e eu aproveito a oportunidade para praticar minha comunicação interpessoal -- algo que meu trabalho acadêmico não exercita muito. E pode acreditar que nesse meu ramo de prestação de serviço a oportunidade é muita, tanto em quantidade quanto na variedade de interações.

O sistema de reserva que usamos provavelmente tem sido o mesmo nos últimos quarenta anos, senão mais. Ele consiste em dois fichários: o fichário de quartos (preto) e o fichário de pessoas (azul). Minha função é manter os dois fichários sincronizados o tempo todo

O fichário de quartos contém 20 folhas de papel quadriculado, de uns 30X45 cm. O eixo vertical (30cm) corresponde aos quartos. O eixo horizontal (45cm) marca os dias do mês. Cada folha descreve o que acontece em cada mês em cada casa (cinco casas, quatro meses, vinte folhas).

Quando uma pessoa faz uma reserva, ou resolve cancelar, ou mudar de quarto, eu marco no fichário preto, que nem um jogo elaborado de Tetris. A diferença é que é em preto e branco, e de papel e lápis. E os bloquinhos têm sentimentos, e sempre têm razão. Mas é uma satisfação pessoal muito grande ver que todo aquele investimento de tempo e de energia na minha juventude, todas aquelas horas árduas jogando Tetris, não foram em vão. É uma grande emoção.

Já o fichário azul contém os dados pessoais de cada bloquinho, nome, telefone, email, data de chegada e de partida, quarto simples ou duplo, e a assinatura deles dizendo que eles leram e concordam em respeitar as regras da casa.

Esse ano eu revolucionei o fichário azul trazendo divisórias que vão de 1 a 31, maio a agosto. Essa inovação facilita o processo de sincronia com o fichário preto: se o senhor X faz reserva para o dia 6 de julho, então eu só não tenho de ir de A a X para achar o senhor X: no momento da reserva a identidade do senhor X passa a ser "senhor 6 do 7, quarto 17", e, para todos meus processos mentais, esse é o nome do senhor X para sempre, ou ao menos até ele voltar aqui de novo.

Mas você, meu leitor perspicaz, pergunta: e se o senhor X liga antes para cancelar a reserva, como você sabe onde você arquivou a ficha dele? Resposta: para isso que existe o fichário preto de quartos. Simples, não?

Meu leitor, simpático, sugere: não seria mais fácil jogar isso tudo no computador? Um programinha simples resolveria tudo.

Percebo então que devo explicar um detalhe crucial ao meu atencioso e benévolo leitor: o charme aqui é ser "tradicional". Tradição é tudo. Nada foi mais testado e aprovado com o passar do tempo quanto o velho método lápis-e-papel que usamos (lápis autêntico, nada de lapiseira). Faxineiros, porteiros, tesoureiros, superintendentes: todos nós dependemos do sistema de comunicação face-a-face para desempenhar bem nossas funções. Nada de mediações computadorizadas, mecanizadas, automatizadas: toda oportunidade é oportunidade de praticar nossa comunicação interpessoal. Nosso sistema foi apurado com o passar das décadas talvez séculos. Tudo friamente calculado e empiricamente comprovado.

E é por isso que essa minha função necessita de uma pessoa devidamente gabaritada em contabilidade filosófica.