Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

12.6.07

Grécia à Brasileira

Eu falei que a Grécia é o lugar no mundo que mais me lembra o Brasil, e você, cara leitora, caro leitor, deve estar se perguntando:

"Como assim? Ela diz que 'talvez seja o número de brasileiros, mas não é só isso' como se isso explicasse tudo! Mas se não é só o número de brasileiros, o que mais poderia ser?"

E eu digo: boa pergunta... boa pergunta... Com certeza, meu comentário não explica nada. Na verdade, nem sei se dá para explicar. Mas meu palpite é o seguinte:

1. Como eu disse, é só um "palpite", e palpites não seriam palpites se a gente soubesse explicar ou descrever a situação. Eu não sei o que que tem na Grécia que me lembra o Brasil: se são as pessoas, as ruas, o clima, a vegetação, a cor da terra...

Mas tanto dessa vez quanto da outra vez que eu visitei a Grécia em 2001, essa sensação de "não estar no exterior" repetiu-se constantemente, nos lugares mais diversos: partes do centro de Atenas me lembram o centro do Rio; o interior da Grécia me lembra o árido norte de Minas; algumas praias na Grécia me lembram o Nordeste do Brasil. E eu nunca tive essa sensação em outro país, e apesar da minha lista de países visitados ser restrita, ela não é tão restrita assim.

2. É bem verdade -- e igualmente notável -- que eu encontrei na Grécia mais brasileiros que o normal. Essa é outra impressão que eu tive das duas vezes que eu fui à Grécia. De novo, minha lista de países visitadas é restrita, mas nem tanto, e eu diria que eu tenho até um bom radar detector de compatriotas. Mas acho que o único outro lugar que eu já fui que eu já vi tanto brasileiro fora do Brasil foi na Flórida. Talvez... em Nova Iorque, mas muito talvez.

Se tivesse sido só dessa vez, eu atribuiria essa sensação à novela "Belíssima". Mas eu tive essa sensação também da outra vez que eu vim aqui, anos antes da "Belíssima" pensar em entrar no ar. Talvez o fator grego da novela seja conseqüência, e não causa, do número de brasileiros na Grécia.

E é só isso que eu tenho a dizer sobre esse assunto. A causa real desse fenômeno continua sem explicação. E seja fato mesmo que tem uma proporção acima da média de brasileiros na Grécia, comparado com outros lugares que eu fui, ou seja só impressão minha, é fato indisputável que eu tenho essa impressão. E nem Descartes poderia duvidar dessa minha explicação.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ah, eu estou vivido, repassado. Eu me lembro das coisas, antes delas acontecerem...

Acho que é simples: como a grécia é o berço da civilização, todos nós temos um antepassado grego ou por aí, ou seja, cerveja, ou seja, todos carregamos uma carga genética e esistencial grega.
Mais ou menos isso..isso
Beijos
PP

junho 12, 2007 9:33 PM  

Postar um comentário

<< Home