Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

11.4.07

Compromisso vs. passatempo

Semana passada vieram jantar na minha casa quatro colegas do meu departamento. Coincidência ou não, as quatro são chinesas, casadas, e os maridos (e filhos) continuam morando na China.

O que me fez pensar: às vezes eu reclamo das dificuldades de ralando com um doutorado sozinha, a oito mil quilômetros do resto da minha família, que essa vida dupla não vale a pena, para que que eu estou fazendo isso etc, etc. Mas para essas colegas, a vida dupla é muito mais acentuada, os vínculos familiares mais fortes, a viagem mais longa, barreiras lingüísticas e culturais muito mais pronunciadas.

E pode ser só impressão minha, mas elas parecem levar não só o doutorado com mais seriedade, mas todo o processo, com muito mais serenidade. É sacríficio? Com certeza, mas para elas é um sacrifício cuidadosamente escolhido. Elas têm um objetivo que faz todo essa estudação fazer sentido e ter um valor que vai além de estudar por estudar.

E eu, tenho algum objetivo? Não sei. Às vezes eu acho que tudo isso é que nem um grande joguinho de computador que eu comecei por achar divertido, mas que agora ficou difícil. E minha vaidade intelectual não me deixa largar por eu estar tão perto de zerar (quão perto, não sei). E não sei você, mas para mim isso não parece um motivo merecedor de doutorado.

Vai ver que descobrir um motivo mais valioso é justamente a chave que eu preciso para passar de fase.