Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

12.1.07

Lar Diaspórico - ou "Eterno enquanto dure"

O título do texto da semana passada era na verdade para o assunto desta semana: meu apartamento novo. Tendo tomado a decisão de me sentir em casa onde quer que eu esteja, mudar para um apartamento só meu ajuda.

Mudança é sempre cansativo, mas também é divertido. Acho que sofro da condição crônica de não conseguir se acostumar a ficar acostumada com as coisas. Muito Heraclítico isso.

Sendo assim, mesmo estando neste apartamento só por alguns meses, eu estou me divertindo em deixar ele com cara de casa -- minha casa. Acho que essa sensação é o que a escritora Naomi Scheman chama "lar diaspórico":

A identidade diaspórica é uma forma que o estrangeiro interior pode tomar, e é crucial que não seja só uma questão de estar de passagem, sem ter ligação nenhuma com o lugar onde se está, só se importando com o "lar", seja lá onde ou quando ele for. Pelo contrário, aqueles que vivem diasporicamente muitas vezes trazem para o local de estada recursos de inteligência moral, convicção e coragem. (...) Somente através do envolvimento na reparação do mundo é que eles conseguem ir para casa. (Scheman, p.404)


A idéia do "Lar diaspórico" é parar de esperar pelo lugar onde tudo é ideal, e concentrar em fazer o lugar atual um pouco mais ideal. É um convite a pensar menos em perfeição, e mais em aperfeiçoamento, sem nem fugir do local atual, nem se contentar em deixá-lo como está. A identidade diaspórica lembra que "Lar" é onde se está, e aonde se está indo, e de onde se veio, tudo ao mesmo tempo.

E, como Vinícius de Morais diria, que seja eterno enquanto dure.

* Scheman, Naomi. "Forms of Life: Mapping the Rough Ground." The Cambridge Companion to Wittgenstein. Ed. Hans (ed and introd ). Sluga and David G. Stern. Cambridge, England: Cambridge UP, ix, 1998. 383-410.