Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

28.8.06

Re-abrindo a discussão (parte 1 de 5)

Olá, galera,

Depois de minissérie, noticiário e faroeste, a programação de hoje é "Vale a Pena Ver de Novo".

Já que o "Noticiário" de 3 de agosto ainda está rendendo comentário, resolvi reabrí-los aqui na página principal para abrir mais a discussão (agora em 5 partes para melhor visualização).

Em breve retornaremos com a nossa programação normal. Enquanto isso, curtam a nossa seção de Cartas de/para/com/contra/paralelo a/ (e)leitoras e (e)leitores.

*****

naty disse...
essa notícia é muito boa. o curso de filosofia é essencial para estudantes que qualquer área. que bom que o Brasil deu esse passo. o único problema que eu vejo é a forma como as aulas são ministradas e a falta de interesse por parte dos estudantes . Muitos colegas meus de 2 grau consideravam as aulas "disciplina do sono". ou seja, não basta ser obrigatório, tem que rolar uma conscientização da importância.enfim, esse foi o primeiro passo...bjs

Alterego disse...
É Naty, realmente, o ensino de filosofia no segundo grau, assim como muitas vezes educação artística, educação física e língua estrangeira, é só faz de conta, para inglês ver. Mas não sei se a falta de interesse é só do lado dos alunos. No meu caso por exemplo, eu estava super interessada, mas não saía do verbo "to be" todo começo de semestre.Mas o que eu acho legal da proposta é abrir o espaço para esse tipo de discussão. E só o passar da lei já é tomar a iniciativa para uma valorização. É, como você diz, só um primeiro passo, mas um passo importante.Beijocas,Ester*****

Mari disse...
Acho que o importante é levar a Filosofia a sério dentro do projeto pedagógico. O que não pode é educar os alunos demonstrando que Filosofia, Sociologia e Inglês são disciplinas menos importantes, secundárias. Acho que vale até incluir no vestibular. Claro, sempre vai ter quem se interesse ou não. Como acontece com matemática e história. Mas se ela for respeitada, a "galerinha" para de encarar como "disciplina do sono".

Fim da parte 1