Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

22.7.06

Buscando Nísia Floresta

Você viu esse link de um concurso de redação no meu blog? Viu? Mas você nunca ouviu falar dessa tal Nísia Floresta? Não? Eu também não.

Mas não ouve falar não é porque a cidadã não fez nada. É porque ninguém fala mesmo. Mas se não fala, como é que está tendo um concurso de redação sobre a tal figura?

Numa bela manhã dominical de junho, estava eu contente e serelepe em casa lendo o Correio Braziliense. Na minha seção favorita, o guia de empregos, logo me saltou aos olhos um anúncio do tamanho de um quarto da página, divulgando um concurso de redação da Fundação Assis Chateaubriand. Nessa época eu nem sonhava com esse blog, e escrever redação para concurso me pareceu um emprego free-lancer tão divertido quanto os outros empregos que eu estava namorando (para quem não sabe, procurar emprego sempre foi meu hobbie desde pequena). Juntou o útil com o agradável.

O problema era descobrir quem era a tal Nísia Floresta. Mas isso era o de menos. Ainda mais que o anúcio do concurso já indicava que eu ia gostar do assunto. "Educadora brasileira do século dezenove." Beleza, já fui com a cara. E eu, que já estava com água na boca, quando vi os cifrões, começando com 2 mil reais para o estudantes de primeira a quarta série, e só crescendo, aí que empolguei mesmo. Olha só:

ENSINO FUNDAMENTAL
1ª a 4ª séries:
1º lugar - R$ 2.000,00
2º lugar - R$ 1.000,00
3º lugar - R$ 500,00

5ª a 8ª séries:
1º lugar - R$ 4.000,00
2º lugar - R$ 2.000,00
3º lugar - R$ 1.000,00

ENSINO MÉDIO
1º lugar R$ 6.000,00
2º lugar R$ 3.000,00
3º lugar R$ 1.500,00

UNIVERSITÁRIO
1º lugar R$ 8.000,00
2º lugar R$ 4.000,00
3º lugar R$ 2.000,00

Só que parou por aí. E de repende caiu a ficha que só pode participar estudantes devidamente matriculados numa instituição educacional brasileira reconhecida pelo MEC. O que quer dizer que eu estou fora.

Tentei convencer várias pessoas a fazer o concurso. Até ofereci minha assessoria por uma quantia módica (o que eu queria mesmo era participar do concurso) . Mas ninguém me levou a sério. Deixando então essa história do concurso para lá, eu continuei tão intrigada com a tal da Nísia Floresta, que fui fuçar mais sobre ela. E, fuçando, achei tanta coisa interessante, que esse concurso já valeu a pena para mim.

O site oficial do concurso indica quatro sites, do qual o mais útil que eu achei foi:
http://www.memoriaviva.digi.com.br/nisia/

Combinando isso com uma pesquisa no Google, só achei assim um 5 sites sobre a pessoa Nísia Floresta. Ironicamente, a maior parte dos resultados é sobre a cidade de Nísia Floresta, RN, onde nasceu nossa personagem, e não sobre a personagem própria, em cuja honra a cidade foi rebatizada.

Um desses sites é de um artigo de uma certa Cecília Prada, que escreve regularmente para a revista online do SESC-SP. Gente, Nísia Floresta a parte, essa Cecília Prada só escreve sobre coisa fera, tipo Monteiro Lobato e filosofia no Brasil. Virei fã de carteirinha.

O site primeiro que saiu na minha busca foi:
http://www.brazzil.com/2004/html/articles/may04/p101may04.htm

Mas daí no final do texto, por algum motivo em inglês, tem a referência dizendo que ele apareceu primeiro em português na revista do SESC-SP, cujo endereço é:

http://www.sescsp.org.br/

O outro link legal foi para o site da editora Mulheres, de Florianópolis. Tem ali uns dois resumos biográficos que não deu para matar a sede, o que me fez resolver encomendar um dos livros da editora. O volume de correspodência entre Nísia e Comte (gente, a mulher correspondia com o Auguste Comte!) estava esgotado. Encomendei então "Nísia Floresta - A Primeira Feminista do Brasil", uma pequena antologia com introdução de Constância Lima Duarte.

A eficiência da editora foi de impressionar. De imediato recebi email da pessoa encarregada de despachar as encomendas, Zahidé L. Müzart, dizendo que o negócio já estava no correio. "Caramba!", pensei comigo, "deve ter uma pessoa lá só para fazer isso... eu nem terminei de olhar o site, e a encomenda já foi enviada!"

Olhando mais o site, percebi que a tal Zahidé não era só a despachante: a mulher tem é muito livro publicado por essa editora. Daí eu fico pensando: nossa, a editora deve ser dela mesma, né? A mulher escreve o livro, edita, imprime, vende, e manda pelo correio. Quem sabe faz ao vivo.

Mas para não ficar parecendo que o negócio é de fundo de quintal, olha só como as coisas se encontram. Paralelamente a isso tudo, continuei eu lendo avidamente a coluna da Cecília Prada, do SESC-SP. Lá pelas tantas ela cita essa Zahidé Müzart, como sendo uma acadêmica de primeira linha nesse ramo de escavar escritos por mulheres brasilieiras do século XIX.

A mulher então não só publica e despacha os próprios livros, mas é pesquisadora de primeira.

E não só ela pesquisa, escreve, publica e despacha os próprios livros, mas o de muita gente também. Os títulos da Editora Mulheres são muitos.

Isso que é gostar de livros, viu? Fiquei de cara.

Mas eu estava falando dos sites sobre a Nísia Floresta que, pelas minhas módicas capacidade de pesquisa no banco de dados "google", dá para contar nos dedos. O outro site que achei na minha busca foi para um artigo de uma doutoranda na Inglaterra, Charlotte Liddell, cuja tese é sobre a Nísia. O artigo está em:
http://www.palgrave-journals.com
/fr/journal/v79/n1/pdf/9400202a.pdf

Página da autora não achei, mas o da supervisora dela é:
http://www.llc.manchester.ac.uk/
SubjectAreas/SpanishPortugueseStudies/Staff/HOwen/

Então, já fiz o seu dever de casa todo. Você não quer fazer essa redação não? 150 linhas só (mais ou menos 3 páginas), inscrições até o final de agosto, a minha valiosa comissão dessa vez eu nem cobro. Topa?

Recomendações, alusões e referências:
- Regras oficiais do concurso: http://www.fac.correioweb.com.br/
- Sobre Nísia Floresta: http://www.memoriaviva.digi.com.br/nisia/
- Cecília Prada e Nísia (Inglês): http://www.brazzil.com/2004/html/articles/may04/p101may04.htm
- Cecília Prada no SESC-SP: http://www.sescsp.org.br/

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hmmm até que parece interessante mesmo. Se eu tivesse um tempinho livre acho que até toparia iniciar uma pesquisa para essa redação. Afinal, R$ 8 mil é pra atrair qualquer um!

julho 24, 2006 9:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ester,

Eu, testemunha ocular e auricular dessa pesquisa, endosso. Foi assim mesmo. Beijos.
pp

julho 25, 2006 7:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei curiosa sobre o assunto. Uma pena eu não ser mais uma estudante devidamente matriculada em instituição reconhecida pelo mec. Mas, de qualquer forma acho que vou brincar um pouquinho mais na história dessa senhora. obrigada pela dica. é sempre bom conhecer novas coisas.
Ah! obrigada por voltar de viagem e alimentar novamente o blog com textos tão gostosos de ler.
bjs

julho 27, 2006 4:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

agosto 01, 2006 11:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

adorei a sua contribuição torça por mim.!!!

agosto 01, 2006 11:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom, aqui em Recife tomei conhecimento do concurso sobre Nísia Floresta pelo Diário de Pernambuco, que é da Fundação Assis Chateaubriand. Estou pesquisando para fazer a redação. Queria avisar que um dos links citados no blog me remeteu a uma página de alerta sobre um falso vírus. Fiquem mais atentos a isso!
Norberta de Melo

agosto 07, 2006 9:42 AM  
Blogger Ester Macedo said...

Realmente, Noberta, infelizmente alguém resolveu usar o espaço de comentários para espalhar vírus. Estou vendo o que posso fazer para controlar isso. Nesse ínterim, faço alerta a todos: desconfiem de todos comentários anônimos que vem com um link. É fria!

No mais, boa sorte a todos que estão participando do concurso!

agosto 07, 2006 11:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bem... eu sou de Nísia Floresta-RN, cidade dessa grande mulher!!!
Tbm estou pesquisiando no Google sobre ela , aqui pouco se ensina nas escolas (oh ensino merda meu Deu...). Acabei achando seu Blogger, parabéns!!! E para todos que ta afim de participar, vamos a luta. E quem sabe trocarmos idéias!!! jussararn@gmail.com / jussararn@hotmail.com

agosto 10, 2006 11:16 AM  
Blogger Ester Macedo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

agosto 10, 2006 11:43 PM  
Blogger Ester Macedo said...

É isso aí, Jussara, faça Nísia Floresta se orgulhar de você (tanto a sua cidade como a autora)!

Boa sorte com o concurso!

Ester
*****

agosto 11, 2006 8:57 AM  
Blogger Anunciação said...

Será que só gente que não pode participar se interessa por esse concurso?Saí pesquisando e terminei chegando em você.Que pena não podermos participar.Mas foi muito gostoso descobrir a Nisia Floresta.Um abraço e boa sorte.

agosto 15, 2006 7:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

minha escola aki em brasilia tbm esta concorrendo estou interessadissimo e sinto q vou ganhar espero pelo menos ! =D
abraço e torçam por mim ein gent!!!!

agosto 22, 2006 5:03 PM  

Postar um comentário

<< Home