Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

5.1.07

Minha terra é a terra que é minha


Estou a trocar de pele: a vermelhidão do Natal no Brasil está descascando, dando lugar às peles quentes do inverno canadense. Quente inverno canadense: as temperaturas recordes de 13 graus centígrados na primeira semana do ano é bem diferente dos 30 abaixo de zero do meu primeiro inverno aqui, ou das poucas vezes que minha família veio me visitar.

É como se no começo o inospitaleiro inverno quisesse provar que aqui não tinha a melhor semelhança com minha terra natal, e ver se eu aguentava. A idéia era fazer com que eu não me sentisse em casa.

Os quatro meses originais viraram oito, depois quatro anos, depois oito. Agora neste meu oitavo inverno na América do Norte eu estou pronta para ir para casa. E como se agora o Canadá quisesse dizer "fica mais, a gente vai fazer o possível para você se sentir em casa", um aquecimento global providencia um tórrido inverno de 13 graus positivos.

Mas 13 graus positivos não são 13 pontos positivos. Aquecimento global não aquece o coração das pessoas. E não é o clima que faz os lugares terem clima de casa. É hora de ir para casa mesmo. Viver num lugar permanente, nem que seja temporário, ao invés de estar permanentemente num lugar temporário. Mochilar por um ano ou dois é ótimo; para sempre, não sei. Chega uma hora que cansa.

Nesses 8 anos, voltei ao Brasil pelo menos uma vez por ano, às vezes duas. Nunca a viagem foi tão penosa como dessa última vez. Além das 24 horas de vôo de sempre (10+2 para ir, o mesmo para voltar), um chá de cadeira de 50 horas no aeroporto (30 para ir, 20 para voltar) bateram recorde de longe. Somam-se a isso 4 noites mal-dormidas (as duas de sempre no avião, mais uma no aeroporto, e uma preocupada em acordar 4 da manhã para estar no aeroporto às 6), pode-se dizer sem exagero que eu achei bem pesado. Talvez tenha sido porque carregava um pouco mais de bagagem que de costume (estou de mudança); talvez porque estou ficando velha para esse tipo de coisa; talvez por que tenha sido pesado mesmo.

Nestas muitas horas de trânsito, li muita coisa interessante: coisas sobre como ficar rico, como conquistar pessoas, como ser feliz, como educar crianças, como escrever uma tese, como ter bons relacionamentos. Uma delas foi do livro de Steven Carter & Julia Sokol, entitulado "O que toda mulher inteligente deve saber", que dizia:

Uma mulher inteligente sabe que...

Se você está realmente a fim de se estabalecer num único lugar, deveria parar de freqüentar aeroportos.
O que me fez pensar: É mesmo. Literalmente.

* * * * *

Interplexa 2007: Agora com postagem semanal, toda sexta-feira

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito bom, ter o blog de volta, Parabéns!

JPM_DF

janeiro 15, 2007 12:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Conversas no Leblon com o sol se pondo são boas para articular os pensamentos, né?

Beijos, Fan.

P.S: I´m sorry, I´m late.

janeiro 23, 2007 2:18 PM  

Postar um comentário

<< Home