Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

25.2.07

Lobato e Futebol

Essa semana eu comecei a ler "A Barca de Gleyre", um volume com as cartas que Monteiro Lobato enviou ao seu amigo Godofredo Rangel ao longo de quarenta anos. Esse calhamaço, cuja leitura adiei por meses, desgostosa da grossura do livro e da camada de poeira sobre a cópia que tirei da biblioteca, é aliás divertidíssimo, ainda mais para aqueles que se interessam pelas "várias faces de Lobato".

O trechinho abaixo, escrito por Lobato quando era ainda um estudante de 22 anos, é um exemplo do que tenho descoberto da vida deste divertido autor. Dedico este post a um outro escritor de 22 anos que conheço, que também conhece as emoções e sofrimentos de fazenda e futebol nas horas em que não está escrevendo.

---------------
S. Paulo, 11, 7, 1904,

Rangel:

Quanta atribulação, meu caro! Tua última chegou no momento em que eu partia para Taubaté, na folga do mês de greve que nos deu esta nossa inefável academia. Fui com planos de responder de lá - mas sobrevieram atribulações. Andei léguas a cavalo, lá pelos sertões do Buquira, e cheguei até às raias de Minas. Voltei para Taubaté derreado, bambo. (...) E cá estou em S. Paulo - mas ainda atribulado. Mudei-me para um quarto de frente na rua Araújo 26, com um lampeão de rua bem junto à minha janela. Tenho luz de graça. E defronte há uma vizinha janeleira que já piscou. Em vez de namorá-la, meti-me pelo futebol - Palmeiras. Joguei vários dias seguidos e fiquei mais derreado que com as léguas do sertão. Estou cheio de pisaduras e dodóis.

Isto deve ser o que na Vida Intensa o Th. Roosevelt quer. O futebol empolgou-me de alma e corpo; escrevo crônicas e jógo. Diz o Tito que é mania - e diz-lhe o Raul: "Jaques, tu es un âne."* Seja como for, asseguro-te que o futebol apaixona e contunde. (...)

Bom, a cama está a chamar este corpo contuso. Adeus.


LOBATO





* "Jacques, você é uma besta", frase do livro Petit Chose, de Alphonse Daudet (Nota Estérica)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oi, teté. thanks pela homenagem. muito fera mesmo a fala do bicho sobre futebol ainda mais em um tempo em que não tinha as proporções de hoje.

Beijo, Fan.

fevereiro 28, 2007 2:35 PM  

Postar um comentário

<< Home