Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

20.1.07

Um pouco de tudo

Eu tinha desistido da vida acadêmica.

Esse negócio de ter de escolher o que fazer pelo resto da vida. Escolher a melhor opção. Ser melhor que os outros. Outros dez anos de vida de estudante. Dez anos até pode começar a viver direito.

Outros dez anos. Eu tinha 17. Dez anos era muita coisa. Outros dez anos de escola era muita coisa.

Decidi deixar a universidade para lá. Era fechar opções muito cedo. Iria trabalhar primeiro, independência financeira, curtir a vida, essas coisas.

As pessoas ficaram perplexas. Afinal, eu tinha a faca e o queijo na mão. E não ia usar?

Eu gosto de saber muito de muita coisa, mas detesto a idéia de concentrar numa coisa só. A melhor profissão. A melhor profissional. A melhor matéria.

Eu gosto de fazer as coisas bem, de saber as coisas a fundo. Mas não gosto dessa pressão de saber uma coisa só mais que todo mundo no mundo. Eu gosto é de variedade.

O que no final das contas me levou à universidade foi o curso com o maior número eletivas. Algo legal para fazer depois do expediente. Conhecer um pouquinho de muitas coisas.

A intenção nem era formar, era só curtir. Mas de matéria em matéria, o curso acabou, e as matérias não. Daí fui para mestrado, doutorado. Fiz sempre mais matéria que o necessário, mas a hora de escolher a especialização, o "tópico", sempre me mata. Não existe especialização em "Um pouco de um tanto de coisa"?

Parece que não. Enquanto isso, os dez anos passaram rapidinho, e a vida de estudante continua.

Acho que os antigos acreditavam que o universo ciclicamente se expande e depois se comprime, e depois se expande, etc. Eu acho que meus interesses só se expandem. Talvez a minha molinha esteja com defeito. Outras coisas me comprimem. Para manter o equilíbrio talvez.

Mas talvez minha atitude esteja trabalhando contra mim. Teoria universal de gases diz que um gas se expande indefinidamente de forma a ocupar todo o volume em que se encontra. Coloque 1 quilo de oxigênio em um recipiente de dez litros, e ele vai ocupar os dez litros. Coloque os mesmo quilo em um recipiente de cem litros, e ele vai ocupar os cem litros todinhos. E se em vez de cem fossem mil litros, a mesma coisa.

Acho que com estudos a coisa funciona do mesmo jeito: eles tendem a ocupar todo espaço que a gente dá, e sempre parece que precisa de mais. Sempre. Nunca vai chegar num ponto que sobra uma folguinha. O que a gente tem que fazer é impor um limite, por um fim na coisa. E para isso, um pouco de pressão ajuda: maior pressão, menor volume, menor pressão, maior volume, mas nunca a pressão chega a zero. Nem o volume.

Acho que foi Einstein que disse que se a gente soubesse o que a gente estava pesquisando, não chamaria de "pesquisa". É o que eu acho também.

Mas parece que o pessoal que banca as pesquisas nunca se contentou com essa explicação.

*****

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É um pouco aquela história do conhecer tudo sobre o nada (algo que de tão específico se torna insignificante), manicures ou dentistas, por exemplo. Ter como universo dedos ou arcadas dentárias. Ou aqueles que sabem nada sobre tudo. Aquela pessoa chata que tem um gancho para todos os 100 tópicos que surgem numa mesa de bar e tal. Não curte a alegria de ser totalmente ignorante a respeito de determinado assunto, como o novo disco Ben Harper (quem é Ben Harper? De onde ele veio? O que ele toca? Vivemos até hoje sem essa informação e estamos aqui, cabelo ao vento, gente jovem reunida, ouvindo Belchior).

É claro que os exemplos acima são extremados e recheados de senso comum. Algumas mentes são absurdas mesmo. A impressão que dá é que os caras pegaram o "grande macete" e sabem tudo sobre tudo. Pessoas como Guimarães Rosa, Sócrates, Pelé (brincadeira), Belchior (sério), etc.

Beijo, Fan.

janeiro 23, 2007 2:41 PM  

Postar um comentário

<< Home