Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

9.6.07

Semana à Grega

Esses últimos sete dias eu passei na Grécia, e agora fazendo o balanço da semana, as seguintes coisas me impressionaram mais:

1. A Grécia me lembra muito o Brasil. Talvez seja pelo grande número de brasileiros que encontrei aqui. Mas não é só isso.

2. Para alguém, tipo eu, que adora estudar idiomas, e que passou anos estudando grego antigo, andar tentando entender placas e propagandas, títulos de filmes e legendas, que nem uma criança aprendendo a ler, foi umas das partes mais divertidas da viagem. Tudo bem, eu admito que meu conceito de "divertido" é peculiar, e talvez um tanto nerd. Mas poucas coisas me fizeram rir tanto quanto acessar meu email, ou navegar na internet, e ver todos os comandos que eu conheço bem tudo escrito em grego, e decifrar o grego e ver que faz todo sentido (por exemplo, a palavra para "senha" é "mystikos kodikos" "código místico". Como não rir?).

3. Mas teve também diversões menos nerd. A vista do topo do monte Lykavittos, o ponto mais alto de Atenas, de onde se vê toda a cidade de Atenas, a Acrópole, o mar, algumas ilhas, tudo na frente dos seus olhos de uma vez só, é algo absolutamente de tirar o fôlego (é claro que subir o morro a pé também ajudou a tirar o fôlego). Ou sentar no monte Aerópago de noite, com a Acrópole bem acima do seu ombro, enquanto fogos de artifício passeavam no céu -- como é que eu descrevo uma coisa dessa? Caminhar na bela ilha de Hydra também não foi nada mal. E eu não vou nem começar a descrever as delícias culinárias..

4. Mas nem todas as experiências foram agradáveis. As duas coisas que me incomodaram mais foram a) a sensação de estar sendo constantemente passada para trás (e sabendo disso, mas sem poder fazer nada) e b) a facilidade de, do nada, estar numa situação de exploração sexual completamente indesejada, seja prostituição, ameaça de violência em plena luz do dia, pornografia nas bancas de revista de dia e nos canais de televisão de noite. Eu nunca me senti tão vulnerável viajando desacompanhada, e olha que tem tempo que eu viajo desacompanhada.

5. Agora que a semana está terminando, a sensação é que tem ainda um tantão de coisa para fazer e história para contar, mas minha cabeça e minhas pernas estão sobrecarregadas. É tanta coisa para absorver. Às vezes eu tenho vontade de vir passar alguns meses na Grécia, para poder visitar todos os lugares fascinantes que eu nunca tenho tempo, dinheiro, meio de transporte ou pique de visitar numa viagem curta como essa.

Mas ao mesmo tempo, a impressão que a Grécia, a antiga e a atual, nem sempre são tão bonitas e perfeitas quanto a gente sonha me faz pensar, e eu não sei se eu prefiro ficar só na fantasia, ou encarar a realidade. No final das contas, tudo que eu sei é que nada sei. Ou muito pouco.