Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

21.5.07

Neotenia

Cumprir resoluções é um treco difícil. Esse negócio de acabativa então, vou te contar, dificílimo.

Por exemplo: eu quebrei minha resolução de algumas semanas atrás de parar de ler. Essa semana eu li um livro. Todinho.

Como circunstância atenuante, vale constar que o livro não era acadêmico. Pelo contrário, embora tenha algumas coisas que definitivamente se encaixam nas minhas tarefas escolares. No meio referências mais ou menos explícitas a diferentes fluidos corporais, acompanhados de descrições mais ou menos elaboradas de como tais fluidos fluem, o autor apresenta pérolas geniais, como a seguinte:

"Neotenia" significa "permanecer jovem," e é irônico que tal palavra seja tão pouco conhecida, porque a evolução humana é dominada por ela. Os seres humanos evoluíram até seu relativo alto grau em virtude de manter as características imaturas de seus ancestrais. Os humanos são os mais avançados dos mamíferos - com exceção talvez dos golfinhos - porque eles raramente crescem. Traços comportamentais como curiosidade sobre o mundo, flexibilidade de reação, e ludicidade são características comuns a todos os jovens mamíferos, mas rapidamente se perdem com a chegada da maturidade - exceto nos humanos. A humanidade avançou, quando avançou, não por ter sido sóbria, responsável e cautelosa, mas por ter sido lúdica, rebelde e imatura.

Tom Robbins, in Still Life with the Woodpecker, p. 19, tradução de Ester Macedo.