Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

13.5.07

Acabativa

Ontem eu estava conversando com meu irmão sobre meus mesmos "problemas" (interesse por milhões de coisas, mas nada tanto assim). E com sua sabedoria peculiar, ele identificou esse problema como sendo "muita iniciativa, mas pouca acabativa".

Diz ele que viu tal neologismo numa dessas revistas de companhia aérea. Eu achei muito bom, e condizente com meu problema. Afinal, eu acho que eu deveria ter um diploma de "Iniciante Profissional" do tanto de curso de idiomas, de música, de dança, etc, em que eu completei o primeiro nível e fiquei por isso mesmo.

Joguei "acabativa" no Google e achei 513 links, uma porção deles associada a Stephen Kanitz, colunista da Veja e consultor. O link que mais me chamou atenção tinha como título "Deve ser por isso que meus blogs andam meio parados". O que quer dizer mesmo que eu tenho os sintomas clássicos de falta de acabativa.

Pensando em como reverter esse quadro, apelei mais uma vez para meus bons blogs. Pensei "como será 'acabativa' em inglês?" (para poder por no meu outro blog) . Achei 42 links para "finishiative" e 64 para "finishative". As fontes: sites com conselhos para vendedores, empresários, jogadores de xadrez, sermões cristãos, hindus...

Conclusão: Acho que um pouco mais de acabativa vai bem em qualquer lugar. Começando com nessa minha cabecinha. Porque acabativas têm de começar em algum lugar.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho que esse é um daqueles conceitos que ainda vão se popularizar. Basta meia duzia de palestras desses caras concorridos de Gestão de Pessoas e tal e pega.

Parabéns por manter o blog vivo. Beijinho, Fan.

maio 13, 2007 12:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ester,
São JoséMaria Escrivá tem alguns comentários sobre isso. Em dêles ele menciona o fato de não haver nos ritos da igreja algo do tipo "bênção da última pedra", a exemplo da "bênçao da pedra fundamental". Eu vou ver direitinho e depois lhe falo.
Beijos.
pp

maio 24, 2007 11:06 PM  

Postar um comentário

<< Home