Interplexa

Do Latim Estérico: Inter (prep. "entre") + plexa (particípio do verbo "plicare", "dobrar", "desdobrar", "laçar") Significado: 1. neutro plural:"Coisas entrelaçadas ou que se desdobram internacionalmente" 2. feminino singular: "Mulher (ou menina) de camadas interligadas ou que se desdobra internacionalmente) Vide também: www.internexa.blogspot.com

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Toronto

Brasiliense de origem montalvanense desbravando o gelado inverno do doutorado canadense.

22.4.07

Quatro meses

Segundo Sartre, 3 da tarde é cedo demais ou tarde de mais para fazer qualquer coisa que você queira fazer. Eu acho que o mesmo pode ser dito do período de quatro meses. Ou é tempo demais, ou não é tempo suficiente.

Por exemplo: eu vim para o Canadá para passar quatro meses. Daí eu gostei tanto que eu decidi ficar outros quatro. Eu depois mais quatro. E já tem oitos anos que eu estou nessa.Natal passado eu disse "chega". Eu ficaria mais quatro meses, e retornaria para o Brasil em abril. E por ser os "últimos" quatro meses, eu parei de experimentar coisas novas. Afinal, para que começar algo novo, para abandonar em quatro meses?

O curioso é que quando eu vim para o Canadá, eu usava a mesma justificativa para o comportamento oposto. Eu tinha que experimentar tudo, e rápido, porque eu só tinha quatro meses aqui. Sem tempo a perder. Então eu fiz amizades, e conheci lugares, e fiz coisas, e andava para cá e para lá sempre contente e satisfeita.

Mas enquanto os primeiros quatro meses no Canadá eram motivo de estar extremamente aberta, os últimos quatro meses viram o fenômeno contrário. De repente quatro meses era tempo de mais, mas não o suficiente para começar a fazer qualquer coisa que valha a pena fazer. O fato de ser inverno não ajudou muito. Mas mesmo assim. Têm milhões de coisas legais para se fazer em quatro meses invernais, como meu amigo Danilo que acabou de mudar para Montreal no Natal passado pode atestar (http://degelocanadense.blogspot.com).

Estamos no final de abril, e os quatro meses foram de novo prolongado por mais quatro. Será tempo de mais ou de menos para fazer o que eu quero fazer agora?

Minha resposta desta vez: é o tempo certinho.